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Como ser resiliente?

October 17, 2019

 

Como passar por cima das adversidades com mais facilidade e sem danos?

 

Na física resiliência é a capacidade de um corpo de se recuperar após sofrer choque, ruptura ou deformação. Na prática, utilizamos o termo resiliência para falar sobre a habilidade de superar adversidades.

Ao longo da vida, sofremos pressões profissionais por todos os lados; as pressões e exigências mudam desde o início da carreira até as fases mais maduras, mas estão sempre ali.

Presenciamos e vivemos constantemente situações que poderiam ser menos estressantes e mais proveitosas se as pessoas tivessem mais resiliência.

A resiliência é apontada como terceiro atributo mais importante de um líder, atrás de visão e energia. Ser resiliente, porém, dá trabalho, exige paciência, é um movimento, no entanto, contínuo e essencial para o crescimento profissional e pessoal.

É raro encontrar quem consiga resistir às emoções no ambiente de trabalho, seja com gestor, equipe, cliente, fornecedor, imprensa ou qualquer outro público. Aliás, mais difícil ainda é persistir na resistência e ainda avançar – mas é possível. Para atingir essa excelência é necessário desenvolver o controle interno para passar por turbulências, absorver o que é importante e seguir em frente.

 

Algumas orientações para a resiliência

Primeiramente, durma: pesquisas apontam que dormir pouco nos deixa irritadiços e com menor capacidade de lidar com problemas;

 

Aprenda a filtrar: nem tudo que você escuta é importante ou merece atenção. Aliás, evite levar tudo para o lado pessoal – isso gera miopia e prejudica sua capacidade de discernimento;

 

 

Economize energia: com organização e planejamento, algumas tarefas podem ser feitas quase que no modo automático. Salve sua energia para os momentos necessários;

 

 

Saiba o que é prioridade de verdade: se tudo for prioridade, nada será prioridade. Ter capacidade analítica para mapear o que realmente importa pode evitar dores de cabeça;

 

 

Segure o impulso: pense bem antes de “retrucar”, o que só tende a te prejudicar. Respire, absorva, pense por outros ângulos e sugira soluções. Terá menos atrito e será mais construtivo;

 

 

Entenda seus limites: saber como você funciona vai evitar stress, além de te ajudar a prever (e conter) emoções, reações e atitudes. Dica de ouro: prefira ter paz de espírito a ter razão;

 

 

Saiba com quem está falando: há inúmeros tipos de pessoas que podem te tirar do sério e cada tipo destes merece tratamentos diferentes. Seja flexível e adapte-se às circunstâncias;

 

 

Aprenda com más experiências: reflita e cresça com cada aprendizado. Interprete as situações com “pés no chão”, sem otimismo exacerbado ou discurso derrotista;

 

 

Foque na solução: Errou? Corrija. Gerou repercussão? Faça o que puder para corrigir. Não tem jeito? Bom, não tem jeito. Analise o quanto isso precisa ser mastigado e faça a digestão. Bola pra frente!

 

 

Permita-se rir de si mesmo: deixe tudo mais leve e fluindo melhor.

As vivências ajudam o aprendizado!

 

 

Trabalhe para consolidar a sua fortaleza interna e bloquear a entrada de energia negativa.

 

Torne esta lista um mantra e foque em traçar rotas para não passar novamente pelas mesmas situações. 

 

Não há como ter controle sobre tudo, mas podemos nos preparar para as adversidades. Para isso, é preciso passar por diferentes vivências para desenvolver a inteligência emocional e ganhar aprendizado.

 

Todos podemos fazer algo para aumentar nossa resiliência. A verdade é que depende muito de como encaramos cada situação. Por isso, dê sempre o seu melhor, aprenda com as falhas e cresça. Faça o que for possível para tornar isso um hábito.

 

 

 

 

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